Em nosso quarto episódio da segunda temporada do Paideia, conversamos com o historiador Ulisses Vakirtzis. Além de historiador, pedagogo pós-graduado e diretor de escola, ele também foi militar de carreira da Marinha do Brasil, a bordo da Fragata União (F-45). Ulisses também é autor de dois livros: “Gladiadores do céu” (Ed. Saramago, 2019) e “Fibra de Herói - Uma história da Força Expedicionária Brasileira” (Ed. Albatroz, 2022). Além de nos falar sobre as pesquisas que desaguaram em seus dois livros, o historiador também nos falou sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial. Conversamos ainda sobre a importância do ensino público, formação docente e demais temas correlatos. Trata-se, cumpre dizer, de uma conversa leve, informativa e muito didática. Nossa live contou, como é de praxe, com a presença de alunos, ex-alunos e professores da Escola Estadual Paulo Rolim Rosa
Conversamos em nosso terceiro episódio da segunda temporada com David Júnior. Júnior é empresário na área da tecnologia, formado em marketing, pós-graduado em teologia (Mackenzie). Ele, atualmente, cursa duas pós-graduações: em nutrição clínica e esportiva; e obesidade e emagrecimento. Nosso interlocutor nos falou sobre a importância de uma alimentação saudável, apresentou-nos dicas acerca de quais alimentos podem melhorar nossa condição cerebral. Júnior também indicou, cumpre dizer, quais alimentos devemos consumir e quais evitar durante provas, exames vestibulares, entrevistas de emprego etc. Ademais, além da profunda reflexão sobre a dieta nossa de cada dia, Júnior também tratou dos benefícios mentais e estéticos que resultam da prática de exercícios físicos. Contamos, como é de praxe, com a participação dos alunos da E. E. Paulo Rolim Rosa. Estiveram presentes também alguns ex-alunos e professores.
Em nosso segundo episódio, desta nossa segunda temporada, conversamos com Caroline Santos de Azevedo. Caroline é licencianda em pedagogia pela UNIVESP e licenciada em matemática pela UNESP, instituição na qual também é mestranda em educação matemática. A professora falou sobre o ensino crítico da matemática e tocou em temas complexos e atuais do ensino matemático, a saber, o problema da matemática instrumental; a concepção elitista de ensino, o papel político e social do professor de matemática no ensino básico, dentre outros. Contamos, como é de praxe, com a participação de ex-alunos meus, de professores, e dos alunos terceiranistas da E. E. Paulo Rolim Rosa. Trata-se de uma conversa leve e didática.
Em nosso primeiro episódio da segunda temporada do nosso Podcast, que ficou parado por um tempo, conversamos com o sociólogo Cristiano das Neves Bodart, professor da Universidade Federal de Alagoas. Bodart, que gentilmente atendeu nosso convite, é doutor em sociologia pela USP e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Além disso, ele também é editor do blog Café com Sociologia, o maior blog brasileiro de divulgação da sociologia. Contamos, como sempre ocorre, com a participação de alunos e docentes da E. E. Paulo Rolim Rosa, bem como de alguns alunos de escolas parceiras. Além de falar sobre os ensinos básico e superior, Bodart tratou mais demoradamente do problema da “meritocracia sob a luz da Sociologia”. Trata-se, cumpre dizer, de uma conversa/aula interessante e bastante esclarecedora.
Conversamos com dois ex-alunos meus do Ensino Médio que atualmente estão na universidade pública. Ambos, a Caroline Azevedo, que cursa matemática na Unesp; e o Jonatha Perucci, estudante de letras na USP, apresentaram - a partir de suas experiências acadêmicas - os desafios que, como alunos escola pública e moradores da periferia, enfrentam diariamente para se manter em universidades de ponta. Os dois também refletiram sobre sua atuação como educadores e sobre os problemas da educação no Brasil. Trata-se, cumpre dizer, de uma conversa franca e bastante importante, sobretudo para aqueles alunos que pretendem cursar o ensino superior em universidade pública. Além da presença de alguns alunos universitários, e também meus ex-alunos na E.E. Jardim Iguatemi, contamos com as perguntas e comentários de alunos e professores da PEI Cohab Inácio Monteiro
Conversamos, nesse episódio, com o professor, teórico e artista Alex Márcio Gonçalves Ribeiro. Ele nos contou um pouco sobre sua formação como educador artístico e como amante das artes. Alex atua como educador em duas escolas, uma municipal e outra estadual. Naqueles ambientes, o educador desenvolve projetos que colocam seus alunos em contato com diversas expressões artísticas. Ele, que também é formado e já trabalhou como contabilista, falou-nos do tempo em que atuou no teatro e de suas experiências marcantes nesse período como ator.
Nesse episódio conversamos com Rafael Santiago. Rafael é advogado tributarista, consultor jurídico e cofundador da Tax Advice. Além de empresário e bacharel em direito (Unicsul) Rafael tem pós-graduação pelo Insper (Master of Laws). Durante a conversa ele nos contou um pouco sobre sua infância, juventude, vida acadêmica e profissional. Falou-nos também dos motivos pelos quais escolheu o direito, bem como sua área de atuação. Contamos, como sempre ocorre, com a presença de alguns universitários convidados e com os alunos das escolas estaduais Cohab Inácio Monteiro III e Jardim Iguatemi que teceram comentários e fizeram perguntas.
Conversamos com o programador profissional e músico amador André Lima. Atualmente ele é líder técnico numa holding composta por três empresas, duas delas startups. André é formado em análise e desenvolvimento de sistemas (Anhanguera), possui três certificações Microsoft e MBA em DevOps Engineering (FIAP). Ele nos falou um pouco sobre o início de sua carreira, vida tecnológica e acadêmica e, sobretudo, sobre as especificidades de sua área de atuação profissional.
Nesse episódio, conversamos com Alexandro dos Santos Rodrigues, o Tomate do PT. Alessandro é eletrotécnico, gestor público e trabalha no setor de energia há três décadas. Tomate também é presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Ilha Solteira - SP. Conversamos sobre vida, formação acadêmica, atividade profissional no setor de energia e sobre sua militância política no PT. Além da presença de alguns alunos universitários, contamos com as perguntas de alunos das Escolas estaduais Inácio Monteiro III e Jardim Iguatemi.
Conversamos com o rapper, compositor e historiador Gilson Souza, conhecido na cena do Hip Hop como Big Flea. Além de teólogo, Gilson também possui licenciatura em história (Uniban) e atua como professor nas redes particular e estadual de ensino. Ele nos falou sobre a importância da educação. Além de sua vida como professor, ele nos contou um pouco sobre sua infância e juventude. Cumpre notar que a história do rapper, que começou já na década 1980, confunde-se com a história do rap paulista, sobretudo na Zona Leste de SP. Contamos com as perguntas de alunos das Escolas estaduais Inácio Monteiro III e Jardim Iguatemi.
Conversamos com o auditor e consultor Douglas Gomes Ribeiro. Douglas é administrador (FMU), contador (Trevisan) e possui MBA em gestão empresarial (FGV). Ele, que é mentor e gerente de área, falou um pouco sobre sua formação escolar, acadêmica e refletiu sobre a importância da educação. Além disso, nosso entrevistado também deu detalhes do caráter prático e teórico da carreira de auditor. Contamos, como sempre ocorre, com as perguntas e comentários dos alunos das escolas estaduais Cohab Inácio Monteiro III e Jardim Iguatemi.
Conversamos com o filósofo e poeta André Maia. Ele é bacharel em filosofia (USJT), pedagogo (Unicsul) e mestre em educação (USP). André pesquisa temas como linguagem, racismo e direitos humanos. O poeta também nos falou de sua experiência como educador, diretor de escola e, no mais, discutiu o problema do racismo velado na sociedade brasileira e no ensino básico. Ademais, o filósofo refletiu sobre a necessidade de construir uma epistemologia filosófica que, a rigor, se baliza em autores negros de ontem e de hoje. Contamos, como sempre, com perguntas e comentários de alunos e ex-alunos das escolas estaduais Cohab Inácio Monteiro III e Jardim Iguatemi.
E participo, com um grupo de amigos, do POKAFÉ